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Brindes para CIPA e Brindes Para SIPAT - Guia Passo a Passo

0 comentarios 20 de Julho, 2022 Por Imprimus Brindes

Organizar uma SIPAT pode ser desafiador, mas com nosso Guia para Organizar SIPAT fica muito fácil.


Vamos começar então? O que é o SIPAT? A sigla significa Semana de Prevenção de Acidentes da Empresa. É um dos eventos mais importantes dentro de uma empresa, pois ajuda a conscientizar todos os colaboradores sobre a seriedade de criar uma cultura de segurança e prevenção de acidentes no dia a dia.

A implementação da SIPAT é de responsabilidade da CIPA ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, comissão formada por colaboradores selecionados das diversas áreas da empresa e não subordinada a nenhuma área específica, o que garante a autonomia necessária para a realização desta missão .
 

Quando uma empresa deve ter CIPA?

Pela NR-5, empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista, entidades de gestão direta e indireta, organizações sem fins lucrativos, clubes de lazer, cooperativas e demais entidades que aceitem trabalhadores como empregados. Esta comissão será composta por representantes do empregador e dos trabalhadores com o objetivo de: prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais de forma a compatibilizar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dos trabalhadores a longo prazo.

A exigência para estabelecer uma CIPA varia de acordo com a classificação da empresa e o número de funcionários. A CIPA torna-se obrigatória para algumas empresas com 20 ou mais funcionários, mas geralmente essa obrigatoriedade ocorre com 50 ou mais funcionários. Agora que abordamos alguns aspectos técnicos da CIPA, vamos entender por que ela é tão importante.
 

O que é considerado acidente de trabalho?

O conceito jurídico de acidente de trabalho é: o evento imprevisto e indesejado, instantâneo ou não, relacionado com a execução do trabalho, que cause lesão corporal ou resulte de risco próximo ou remoto de tal dano. Os acidentes de trabalho abrangem não só os que ocorrem dentro das instalações da empresa, mas também durante a ida e regresso do trabalhador a empresa (independentemente de a empresa disponibilizar ou não transporte privado para isso) e também durante o seu almoço, mesmo em restaurantes fora da companhia.

Aqueles que são diretamente responsáveis ​​pela saúde dos trabalhadores ou que gerenciam pessoas se deparam frequentemente com casos de trabalhadores que desenvolveram doenças ocupacionais e lesões relacionadas ao trabalho. Tais doenças não se limitam a patologias físicas decorrentes de postura incorreta, não utilização de EPIs adequados à função, etc., mas recentemente tem-se notado que um número cada vez maior de funcionários está desenvolvendo problemas de saúde mental devido ao estresse e fadiga, problemas pessoais e insatisfação profissional.

Os números são preocupantes

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença ocupacional. Além disso, outros 115 estão feridos no ambiente de trabalho. A mesma fonte aponta ainda que 86% das mortes anuais que ocorrem em ambientes de trabalho em todo o mundo são causadas por doenças profissionais e lesões relacionadas com o trabalho. Com esses números, o Brasil passa a ocupar o quarto lugar no mundo em número de acidentes de trabalho, sendo que 45% desses acidentes resultaram em afastamento prolongado do trabalho, muitas vezes até em morte.

Além de tudo isso, os afastamentos por acidente representam um custo enorme para a Previdência Social, gerando toda uma cadeia negativa na economia do país. Diante de números tão preocupantes, fica claro o quanto é importante que cada vez mais empresas vejam a criação de uma CIPA não apenas como uma exigência legal, mas como uma excelente estratégia para fomentar a cultura de segurança no trabalho por meio de medidas como SIPAT, e com isso garantir a saúde física de seus colaboradores e a saúde financeira da empresa. A partir de agora listaremos algumas sugestões para você organizar sua SIPAT e torná-la um grande sucesso.
 

Dicas para Organizar Sua SIPAT
 

- Definição da equipe organizadora da SIPAT

Embora a SIPAT seja uma tarefa da CIPA, nem todos os cipeiros necessariamente têm que participar da organização. Também não há nenhum obstáculo para o pessoal além da CIPA ajudar na organização da SIPAT. Por exemplo, Marketing, RH e equipe de Qualidade podem fazer contribuições valiosas para o evento. A equipe não precisa ser grande; a chave são as pessoas certas com responsabilidades claras.

O pessoal de marketing são os mais indicados para cuidar da comunicação. Haverá eventos de comida e bebida? Os profissionais de RH estão mais acostumados a terceirizar esses serviços, ou as empresas que possuem restaurante próprio já possuem pessoal altamente qualificado para fazê-lo. Como é a estrutura do evento? Se houver uma área de manutenção, é apropriado cuidar dela. Delegue responsabilidades ao pessoal mais qualificado possível. É importante ressaltar que a equipe deve ter um coordenador com experiência na organização de eventos.
 

- Qual data deve ser feita uma SIPAT?

A organização da SIPAT começa com o plano de ação e a primeira definição deve ser a data de início da SIPAT. Tenha em mente que estávamos falando de uma semana inteira, então o evento deve ter uma semana inteira de ações diárias. Não há data estatutária para a SIPAT, cada empresa a organiza na data que considerar mais conveniente.

Alguns gostam de fazer a SIPAT próxima ao dia 28/04, Dia Mundial da Segurança do Trabalhador. Outros preferem fazê-la próxima a um dia de comemoração da empresa. Independentemente da data escolhida, o sucesso aqui depende do lead time: não defina essa data muito próxima ao evento, pois isso pode afetar seriamente as etapas organizacionais. Depois de definido o prazo, é hora de dividir as tarefas entre os responsáveis.
 

Quais assuntos abordar na SIPAT?

A SIPAT terá um tema principal que deverá ser escolhido pela Comissão Organizadora, sempre tendo em vista o quão útil será para a realidade da empresa. Com base nesse tópico principal, tópicos secundários podem ser abordados.

Alguns temas são comuns em todas as empresas, como hábitos saudáveis ​​através da alimentação e atividade física, ou como prevenir o estresse. Outros tópicos são bem específicos, como uso adequado de EPIs. Portanto, pense cuidadosamente se o tema principal faz sentido para sua empresa. Algumas empresas distribuem caixas nos departamentos para que os próprios funcionários possam dar sugestões sobre temas que gostariam de tratar na SIPAT.
 

- Divulgação interna da SIPAT

Uma vez que a data e o tema tenham sido definidos, a divulgação interna deve começar imediatamente. Embora o cronograma de eventos ainda não esteja completo, a divulgação é um processo contínuo que se tornará mais específico à medida que o prazo se aproxima. Conhecida entre os profissionais de marketing como "funil", essa estratégia é ótima para gerar engajamento, então é hora de os profissionais de marketing embarcarem no projeto.
 

- Programação das atividades da SIPAT

São muitas as atividades que podem ser realizadas durante a SIPAT. As palestras são mais frequentes e essenciais. O segredo das boas conversas é que elas sejam informativas e envolventes. O orador desempenha, portanto, um papel fundamental. Não basta apenas ser uma autoridade no assunto, ele ou ela precisam ter carisma para cativar seu público. Talvez você decida contratar um palestrante profissional que saiba abordar o assunto de maneira atraente e conscientize os funcionários.

Mas você não precisa necessariamente contratar todos os palestrantes. Por exemplo, um restaurante próximo pode enviar seu nutricionista para falar sobre alimentação saudável, ou uma academia local pode enviar um especialista em fitness para falar sobre exercícios que ajudam na correção da postura. Por isso, os responsáveis ​​pela programação do evento precisam ser criativos e acostumados a usar os serviços. Os funcionários de RH têm muita experiência e podem dar uma contribuição valiosa nessa fase.
 

- Chame a atenção para a SIPAT

Também é importante pensar em ações que motivarão os colaboradores a participarem da SIPAT. Uma opção é oferecer um coffee break antes ou entre as atividades. Gincanas e dinâmicas de grupo também costumam ser muito atraentes. Algumas empresas também fazem tendas que medem açúcar no sangue, IMC, pressão arterial e até mesmo relaxamento.

Uma ótima maneira de gerar interesse em seu evento é pela distribuição de Brindes Personalizados para SIPAT. Alguns brindes são ideais para serem distribuídos durante as palestras, como Bloquinhos de Anotações ou Canetas Personalizadas. Outros podem ser distribuídos a todos os colaboradores como Chaveiros, Sacolas, Necessaires e afins. Brindes especiais podem ser distribuídos por sorteios como Caixas de Som Personalizadas, Kits Churrasco, Mochilas e etc. E muitos desses brindes ajudam até na mudança de hábitos, como por exemplo uma Squeeze Personalizada, que estimulam os funcionários a consumir mais água no seu dia a dia.

Nesse sentido a Imprimus Brindes é a empresa ideal para propor os melhores brindes promocionais e brindes corporativos, pois nesses 29 anos de liderança no mercado promocional de Campinas e região já realizamos inúmeras SIPATS de diversas empresas.

Um dia de abertura da empresa para as famílias dos funcionários também pode ser definido como parte da programação. Muitos querem mostrar aos pais, filhos e cônjuge como é a vida cotidiana. Então a SIPAT pode ser uma excelente oportunidade para isso.

Para que esse planejamento funcione, é importante que a comissão organizadora se reúna regularmente para revisar o andamento de cada tarefa e garantir que tudo esteja saindo conforme o planejado.
 

Minha SIPAT foi um sucesso! E agora?


Se você seguiu nossas dicas, temos certeza que sua SIPAT foi um sucesso total. Mas é sempre bom confirmar a opinião dos participantes, para que a cada ano o evento seja melhor que o anterior. Portanto, não tenha vergonha de pedir feedback. Desenvolva uma pesquisa interna que pode ser preenchida pela intranet da empresa ou por um formulário impresso. Dê ao funcionário a opção de se identificar ou permanecer anônimo. Alguns podem ter uma boa ideia de algo que precisa ser corrigido, mas não se sentem seguros para falar quando precisam se identificar. E lembre-se, a crítica construtiva é fundamental para o crescimento, então não tenha medo de recebê-la.

Após a SIPAT, converse com os membros da CIPA, deixe claro quais práticas e comportamentos o evento queria destacar e como a partir de agora vocês poderão mensurar a aplicação dessas práticas no dia a dia das empresas. Uma SIPAT de sucesso deve ser um evento memorável cujo impacto durará meses.

Gostou deste artigo? Aproveite e conte com a Imrimus Brindes para o sucesso da sua SIPAT! Ah, e continue sempre passando por aqui para conferir mais dicas e sugestões
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