Ideias para o dia do cliente
O Dia do Cliente está chegando! Sim, existe um dia especial para homenagear quem valoriza seu negócio e sua marca, seus clientes.
No Brasil, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. Esta data surgiu em 2003, criada pelo empresário João Carlos Rego. Seu objetivo era estabelecer uma data em que os clientes pudessem ser homenageados, construindo assim uma relação de fidelização entre consumidores e lojistas. Desde então, vários estados declararam 15 de setembro seu dia oficial do cliente.
Embora 15 de setembro não seja feriado, tornou-se uma data especial para os consumidores que, nesta ocasião, esperam comprar os produtos que lhes interessam com descontos especiais, além de receber brindes e presentes como agradecimento pela fidelidade.
É por isso que a cada ano mais empresas organizam Promoções do Dia do Cliente, pois perceberam que essa data está se tornando cada vez mais importante.
Promoção Dia do Cliente. Porque devo fazer?
Estima-se que o termo Dia do Cliente gerará cerca de 135 mil buscas no Google em setembro de 2022 (dados extraídos da ferramenta Ubersuggest). Este número representa um aumento de cerca de 60% em relação ao ano anterior.
Esse crescimento mostra duas coisas:
1 – Os consumidores estão definitivamente prontos para comprar nesta data e procuram empresas que gerem promoções, descontos e outros tipos de atrativos para realizar suas compras.
2 – Empresas antenadas reconheceram que o Dia do Cliente entrou no calendário corporativo e estão aproveitando esta oportunidade para atrair mais clientes, dando-lhes exatamente o que eles querem, a oportunidade de fazer um bom negócio.
Então, se sua empresa ainda não planejou nada para esta data tão importante, é hora de usar nossas dicas e implementar uma boa estratégia para promover o Dia do Cliente.
Que produtos posso promover no dia do cliente?
Muitas empresas costumam usar o dia do cliente para trocar sua coleção ou queimar seu estoque. Desta forma, podem oferecer aos seus clientes preços mais atrativos.
Essa estratégia é ótima porque, além de ser uma forma de atualizar o estoque, serve para mostrar seus novos produtos e fazer com que seus clientes se interessem em compras futuras. Lembre-se sempre que o cliente precisa sentir que realmente tem uma boa oportunidade de negócio porque é o seu dia.
Por isso, toda a sua estratégia deve girar em torno dessa data e sempre fazer com que o cliente se sinta valorizado.
Faça uma boa divulgação para o Dia do Cliente
O sucesso de uma campanha no Dia do Cliente depende muito de uma boa divulgação.
Além da boa divulgação no ponto de venda ou no site, algumas empresas também utilizam outros meios como rádio, TV e, sobretudo, a internet para divulgar suas ações nessa data.
Por uma fração do preço de um anúncio no rádio e na televisão, é possível anunciar em redes sociais como Facebook e Instagram, ou em buscadores como o Google, que permitem um bom alcance ao público desejado.
Essas ações podem e devem começar antes do dia do cliente, sempre dando uma ideia ao cliente das promoções que ocorrerão nessa data, e despertando seu interesse, através de peças criativas que mostrem a importância dele para sua empresa. Os posts dessas campanhas precisam mostrar a sua gratidão, então devem sempre conter termos como: obrigado por ser nosso cliente, feliz dia do cliente, sua fidelidade nos torna melhores e assim por diante.
Outra ideia é fazer não só o dia do cliente, mas a semana do cliente e até o mês do cliente. Dessa forma, as ações podem ser realizadas por mais tempo e em diferentes níveis.
Chegou o dia do cliente. Dicas do que fazer
Além das liquidações especiais que já abordamos, existem outras duas medidas para chamar a atenção dos seus clientes neste dia. Vamos a elas:
Indicações: Muitas empresas realizam campanhas de indicação de amigos. Neles, o cliente ganha um desconto maior ou algum outro tipo de prêmio por indicar alguém para fazer uma compra. Alguns estudos mostram que as pessoas são mais propensas a comprar um produto quando recebem uma recomendação de alguém em quem confiam. Nesse caso, incentive quem já gosta do seu produto a ir mais longe e se tornar um influenciador da sua marca.
Sorteios e premiações. Essa ação talvez seja a mais antiga e mais certeira, afinal todo mundo gosta da ideia de ganhar um presente especial das marcas que consomem. Algumas empresas investem pesado nesse tipo de promoção, distribuindo dinheiro, viagens e até produtos de alto valor. Mas não precisa chegar a isso. Você pode sortear um produto da sua empresa, um vale compras ou um brinde personalizado.
Falando em presentes personalizados, esses mimos são os favoritos dos clientes, então aqui vão algumas dicas de presentes para o Dia do Cliente.
Dê Brindes personalizados no Dia do Cliente
Distribuir brindes personalizados no dia do cliente é uma excelente estratégia para atrair clientes para o seu ponto de venda ou para realizar uma compra no seu e-commerce.
Os brindes personalizados também são uma excelente maneira de presentear um cliente recorrente, e é por isso que cada vez mais empresas usam essa data para distribuição de brindes. Vamos compartilhar 3 ideias de presentes para o dia do cliente.
Brindes Baratos para o Dia do Cliente
Aqui a dica é a distribuição em massa de presentes. A ideia é deixar todos que visitam seu ponto de venda felizes. Então uma sugestão seriam brindes de baixo custo, como balas personalizadas, pirulitos, trufas personalizadas e assim por diante. Neste caso, é apenas uma lembrança para quem passou pela sua empresa naquele dia, mesmo que não tenha feito uma compra.
Brindes úteis para o dia do cliente
Que tal um brinde que acompanhará seu cliente em diversos lugares e por muito tempo? Para isso, tem que ser um presente funcional, como um chaveiro personalizado, um espelho de bolsa, ou um copo personalizados. Embora tenham uma grande vantagem de custo, são brindes um pouco mais caros em relação aos mencionados no tópico anterior, por isso geralmente são dados por clientes reais, pessoas que compraram seus produtos ou serviços.
Brindes sofisticados para o dia do cliente
Nossa próxima sugestão é para brindes marcantes e criativos, como Kits Churrasco, Caixas de Som e Presentes Gourmet. Estes são presentes mais caros, por isso é comum sorteá-los ou entregá-los a clientes especiais que consomem seus produtos há muito tempo e regularmente. Por serem brindes personalizados especiais, os clientes que ganharem esse mimo se sentem realmente exclusivos.
Mas todas essas promoções são como uma cereja no topo do bolo, o que e realmente vai fazer a diferença é encantar seu cliente. Mas como conseguir isso? O próximo tópico responderá a essa pergunta.
Encantamento de Cliente. Como conseguir?
Fazer promoções para atrair e reter clientes é essencial para uma boa estratégia de marketing, mas há algo mais importante para encantar os clientes: bom atendimento.
O famoso empresário Sam Walton, fundador da rede Walmart, disse uma vez que ficava impressionado com a forma como as empresas gastam milhares em ações para atrair clientes e não se preocupam em treinar suas equipes, que as vezes colocam tudo em risco por não tratar bem o cliente.
Atender bem o cliente, tanto na venda quanto principalmente no pós-venda, é, portanto, o mais importante para encantar. Isso exige esforço e um acompanhamento diário de sua equipe, mas quando bem feito, esse trabalho produz excelentes resultados, e o Dia do Cliente se torna apenas uma data para lembrar o quanto seu cliente é especial todos os dias.
Temos certeza que com essas dicas você pode fazer com que seus clientes se sintam especiais todos os dias e principalmente no dia do cliente.
Por que dar brindes personalizados da Imprimus?
A Imprimus Brindes é a fornecedora de brindes ideal para isso, pois temos 29 anos de experiência no mercado de produtos promocionais e somos líderes nesse segmento em Campinas e região.
Todos os nossos brindes podem ser personalizados com o tema Dia do Cliente. Podemos combinar sua marca com frases de agradecimento, cores e muito mais para garantir que seus clientes recebam um presente personalizado único e especial.
O Dia do Cliente tornou-se uma data chave no calendário corporativo, por isso esta é uma ótima oportunidade para mostrar o quanto a Sua Marca valoriza seus clientes.
Não perca a oportunidade de presentear no Dia do Cliente com os Brindes da Imprimus Brindes Promocionais.
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